quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O Papel da Família

 

A importância da família no tratamento

   
     
        A família tem um papel fundamental no tratamento da dependência química, especialmente no momento da internação. Apesar de não ser fácil, pois vários sentimentos estão envolvidos nesta situação, tais como culpa, preconceito e impotência.
        Os familiares são essenciais no processo de tratamento do adicto, e é natural que surjam dúvidas e insegurança em qualquer um dos membros.
       Dessa forma, é necessário que aprendam a lidar com as situações estressantes, evitando críticas ou se tornando super protetores, fatores esses que contribuem para uma recaída. A família deve ter o equilíbrio, procurando não exigir mais do que o indivíduo pode realizar no momento, e ao mesmo tempo, não abandoná-lo, e sim permitir que haja participação na vida familiar.
       Em todo o processo terapêutico é importante a presença da família, desde o início, quando o dependente nem sempre tem clareza da sua doença, até o término do tratamento, quando a família necessita de muita orientação para apoiar, ter menos apreensão e assim oferecer cuidados com melhor qualidade.
       Esta relação familiar é a base para uma estrutura emocional do dependente químico, que se sente valorizado e mais confiante em sua recuperação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário