sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A família que sofre


   Hoje gostaria de falar um pouco sobre a importância da Terapia. Você já parou para pensar que não é somente o adicto que precisa de tratamento?
   As pessoas que convivem com um dependente químico, ou alcoolista, sejam elas, pais, esposa, filhos, irmãos, também precisam buscar ajuda, e quando digo ajuda, é de alguém especializado, um psicólogo (a) que possa orientar na forma correta.
   Uma vez ouvi um pai dizendo que não aceitava buscar ajuda, pois não era ele quem havia usado drogas, e o único que precisava se tratar era o filho dependente químico. Será mesmo? Quais seriam os motivos dessa dependência do filho? Será que o pai não era responsável por nada? Digo aqui responsável, não culpado.
   As pessoas que convivem com um adicto, adoecem também e necessitam buscar ajuda, mas não para tratar a dependência do outro, mas para tratar a sua co-dependência.
   A mãe ou pai que criou expectativas em cima do filho, e que não ocorreram devido ao uso de substâncias psicoativas; a esposa que sonhou com um casamento perfeito e se frustrou ao longo do tempo devido ao alcoolismo do marido. Os filhos que desejavam ter um pai mais presente e sofrem com uma grande carência afetiva.
  Enfim, é possível enumerar muitas questões que podem vir a tona a qualquer momento, e o mais importante, é o familiar estar sendo cuidado, independente do adicto querer ou não tratamento, a família pode e deve buscar ajuda para si.


                                                                                         Valéria Valente Chartone
                                                                                              Psicóloga - 57727

Nenhum comentário:

Postar um comentário