segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Primeiro Passo

     Primeiro Passo


     Quando falamos em tratamento para a dependência química, logo relacionamos com os Doze Passos do NA/AA. Mas falar em Doze Passos é fácil, pois o difícil é coloca-lo em prática.
      Na  minha prática em Comunidades Terapêuticas, percebo que muitos internos sabem muito sobre os Doze Passos, mas não conseguem vivenciá-los.
       Para tanto, vou falar um pouco sobre o Primeiro Passo, que convenhamos, é o mais importante deles, pois enquanto não se admite a impotência perante a adicção, e que a vida se tornou incontrolável, não é possível seguir adiante.
       O dependente químico precisa entender o que a "doença adicção' representa para ele, pois não é a droga que o torna um adicto, e sim a doença, sendo a adicção uma doença.
       A maior dificuldade para enfrentar e aceitar o Primeiro Passo é a Negação. O adicto não aceita que tem uma doença, e que precisa de ajuda. Coloca nos outros todas as suas dificuldades, se compara com outros adictos, minimizando seu uso e as consequências do mesmo. Acredita ter o controle do uso.
       Mesmo o adicto que está internado não quer dizer que está em tratamento, pois se não houve ainda uma rendição, está apenas adiando mais sofrimento.
       Se ainda houver reservas, ou seja, pensar que após o tratamento pode continuar o uso controlado, e mesmo assim não ter prejuízos, ainda não houve aceitação para mudanças.
       Enquanto não houver o "fundo do poço", que seria perder amigos, relacionamento, emprego, e tudo parecer perdido, pois é aí que se encontra o princípio para uma recuperação, é necessário passar pela dor, pois ela é a mola propulsora para a recuperação.
        No Primeiro Passo é necessário aceitar que se é impotente perante a adicção, e que a vida se tornou incontrolável.
       Existe quatro princípios básicos para a recuperação, sendo eles: Humildade, Honestidade, Mente Aberta e Boa Vontade.
      Somente após aceitar que é necessário uma nova maneira de viver, e reconhecer os resultados de uma velha maneira, é possível seguir em frente, e assim preencher com os passos seguintes o vazio que sente.
      
   
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário