segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Dependência Emocional

    Quando falo em dependência, além da conhecida dependência química, pois é a esse assunto que remete, também existem outros tipos de dependências, e algumas pessoas me perguntaram sobre essa questão, então achei pertinente falar um pouco sobre isso. 
     Para começar vou colocar uma pergunta: "- Você depende de algo?"
     Na verdade, todos nós temos dependência em alguma situação, ou sentimento, e nem sempre a dependência é algo nocivo, ou que nos prejudique, mas como podemos saber se a dependência é destrutiva?
     Quero falar sobre dependência emocional, e muitas pessoas não percebem ou não aceitam que vivem uma dependência emocional. Não quero dizer que não podemos nos relacionarmos, mas de uma forma saudável.
    Precisar demais das pessoas pode causar problemas, pois isso deriva de uma insegurança emocional. Uma pessoa insegura necessita o tempo todo de aprovação, seja em qualquer aspecto, principalmente no relacionamento.
    Quando se precisa muito das pessoas, e acredita-se que não é merecedor de amor, atenção, e que as pessoas nunca estarão presentes, pode se tornar numa crença profundamente arraigada.
     A dependência emocional também pode causar problemas em relacionamentos que merecem ser preservados. Pode sufocar a si próprio e asfixiar ou até mesmo afastar o outro.
    Necessidade demais afasta outras pessoas, cria-se uma dependência da aprovação do outro para estabelecer a própria identidade.  


                                                                                Valéria Valente Chartone
                                                                                     Psicóloga - 57727

10 comentários:

  1. Muito interessante o seu post! Adoro esse tipo de escrita que, por vezes, ensinas-nos tanto e, ajudas-nos, algumas vezes, a compreender o próximo!
    Já sigo o seu trabalho, se pretende conhecer o meu, pode fazê-lo em www.tudosoblinhas.blogspot.com Obrigada uma vez mais e, um beijinho enorme :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que gostou, sigo seu trabalho também, adoro leitura!

      Excluir
  2. Vivi assim durante muito tempo , a dependência emocional é muito complicado , foi preciso bater no fundo para aos poucos ir reconstruindo a minha vida e a mim mesma , e hoje posso dizer que sou independente e é uma sensação muito boa ! Muitos parabéns , gostei muito do seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Carla, muitas pessoas passam a vida dessa forma, sem forças para mudar. Que bom que você consegui. Obrigada! Sigo seu trabalho também, adoro óleos essenciais!

      Excluir
  3. No Fim das contas, é justamente a dependência emocional uma das correntes que prende muitas pessoas, em sua maioria mulheres, em relacionamentos tóxicos/abusivos. Infelizmente.
    Adorei a reflexão do teu post!

    ResponderExcluir
  4. Acho que dependência emocional é tão profunda e pesada quanto a química, faz mal, machuca, cria insegurança, cria um monte de coisa ruim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel! A dependência emocional está muito relacionada com a química, a nível de comportamentos.

      Excluir
  5. Eu sinto-me muitas vezes dependente de algumas coisas, no entanto lido com isso de forma normal, não sinto aquela dependência doentia. Analisando melhor, talvez não seja bem dependência, talvez o termo seja mais saudade, não sei. Por vezes entre a dependência e a saudade a linha é muito ténue. Eu acho.
    Adorei o seu texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula! Claro que todos dependemos de algo, mas precisamos analisar o que essa dependência nos causa, se ela nos faz mal,se é algo doentio, e se for, daí é que precisamos de ajuda.

      Excluir