quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Setembro Amarelo

    Muito tem se ouvido falar sobre o "Setembro Amarelo", sobre a prevenção do suicídio.
    Mas o que leva alguém a cometer esse ato? O que acontece na vida de uma pessoa que a faz chegar a esse ponto? O que leva uma pessoa a desistir?
    Existem sim fatos que levam as pessoas a tirar a própria vida, mas antes de chegar ao ato em si, já existe um processo de morte, de destruição interna.
    Morre aos poucos aquela pessoa que está num relacionamento destrutivo, do qual não consegue sair, seja por não ter forças emocionais, ou até mesmo por vergonha, por estar vivendo uma situação que não planejou. Morre aos poucos o dependente químico, que não conseguiu pedir ajuda. Morre aos poucos a família de um dependente químico. Não estou dizendo que as pessoas que passam por isso buscam o suicídio como meio de se livrar da situação na qual se encontra, mas são fatores que precisam de atenção, de apoio emocional, para aliviar a carga que carregam.
    Poderia falar sobre inúmeras situações que abalam as pessoas e que se não houver um suporte adequado, são capazes de atentar sobre a própria vida, tamanho é o sofrimento.
   É importante entender que em algum momento a pessoa pede ajuda, não necessariamente verbalizando, mas em suas atitudes, demonstrando seus sentimentos e seu sofrimento.
   É preciso ter um olhar diferenciado, acolhedor, pois somente com ajuda profissional a pessoa terá condições de entender suas dificuldades e limitações.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Dependência Emocional

    Quando falo em dependência, além da conhecida dependência química, pois é a esse assunto que remete, também existem outros tipos de dependências, e algumas pessoas me perguntaram sobre essa questão, então achei pertinente falar um pouco sobre isso. 
     Para começar vou colocar uma pergunta: "- Você depende de algo?"
     Na verdade, todos nós temos dependência em alguma situação, ou sentimento, e nem sempre a dependência é algo nocivo, ou que nos prejudique, mas como podemos saber se a dependência é destrutiva?
     Quero falar sobre dependência emocional, e muitas pessoas não percebem ou não aceitam que vivem uma dependência emocional. Não quero dizer que não podemos nos relacionarmos, mas de uma forma saudável.
    Precisar demais das pessoas pode causar problemas, pois isso deriva de uma insegurança emocional. Uma pessoa insegura necessita o tempo todo de aprovação, seja em qualquer aspecto, principalmente no relacionamento.
    Quando se precisa muito das pessoas, e acredita-se que não é merecedor de amor, atenção, e que as pessoas nunca estarão presentes, pode se tornar numa crença profundamente arraigada.
     A dependência emocional também pode causar problemas em relacionamentos que merecem ser preservados. Pode sufocar a si próprio e asfixiar ou até mesmo afastar o outro.
    Necessidade demais afasta outras pessoas, cria-se uma dependência da aprovação do outro para estabelecer a própria identidade.  


                                                                                Valéria Valente Chartone
                                                                                     Psicóloga - 57727