sábado, 1 de abril de 2017

Recaída

   Quando falamos em recaída, precisamos ter em mente que, para que ela aconteça, é necessário que o dependente químico esteja em processo de tratamento, em processo de mudanças, e claro, abstêmio por um tempo, daí sim, podemos dizer que houve uma recaída.
   Recaída não significa falta de capacidade ou "um caso perdido", mas são necessárias muitas tentativas, tratamento, esforço pessoal, para manter a abstinência.
   O apoio familiar é fundamental para evitar que a recaída aconteça.
   E como identificar o início de uma recaída?
   Existem sinais de que a pessoa não está bem, de que algo está acontecendo. Antigos hábitos voltam a ser atuados, aproximar-se de pessoas que consomem drogas ou bebida alcoólica; afastar-se da família; perder o interesse por lazer, ou atividade física; mudar hábitos alimentares; ficar isolado, agressivo; apresentar alteração no humor, entre outros sinais que podem indicar que a pessoa está num processo de recaída.
   Vale lembrar que a recaída não faz parte do tratamento, como muitos dizem para tentar justificá-la, e sim do processo de mudança do individuo.

2 comentários:

  1. nossa acho o que mas sofre e a familia uma dor de uma mamae mas Deus vai ajudar essas pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida alguma Joana, a família sofre muito, e para ajudar precisa de ajuda também. Fiz alguns posts sobre esse assunto. Obrigada!

      Excluir