quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

   Podemos classificar as drogas como sendo lícitas ou ilícitas.
  
   Drogas lícitas ou legais: álcool, tabaco e medicamentos comprados sob receita médica. Essas drogas são socialmente aceitas.

   Drogas ilícitas ou ilegais: as principais consumidas no Brasil são maconha, cocaína, crack, medicamentos utilizados sem receita médica, inalantes, tais como, cola de sapateiro, benzina, éter, lança-perfume, LSD, ecstasy e as metanfetaminas.
  
   A OMS, segundo Kaplan, classifica as drogas em três categorias:

   Drogas depressoras: fazem com que o sistema nervoso central funcione de forma mais lenta, afetando a atenção, a concentração, diminuem a capacidade intelectual e a tensão emocional. São seus exemplos, o álcool, os inalantes, os narcóticos (o ópio, a morfina e a heroína), os ansiolíticos e os benzodiazepínicos, ambos medicamentos vendidos em farmácias sob receita médica.

   Drogas estimulantes: afetam o sistema nervoso central, fazendo com que funcione de forma acelerada. São seus exemplos, a cocaína, nas suas variadas formas, a cafeína, existente no café, no chá preto e no chá mate, a nicotina existente no tabaco, e as anfetaminas e metanfetaminas.

   Drogas perturbadoras: fazem com que o sistema nervoso central funcione de forma desordenada.
Diminuem a capacidade de memória e atenção e os pensamentos se tornam desordenados. O usuário perde a noção de tempo/espaço. São seus exemplos: a maconha, o ecstasy, o ácido lisérgico (LSD), alguns cogumelos tóxicos; as plantas alucinógenas, como a chacrona, a mescalina, e a ayahuasca.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário